Promotor
Teatro Nacional D. Maria II
Sinopse
"Somos as flores negras de uma sociedade civilizada", diz Hawthorne em A letra escarlate. Continuamos a rebelar-nos contra a violência da hipocrisia moral em tempos de puritanismo. Perdemos na arte a força da natureza selvagem para sempre. Ganhámos em moralismo, estupidez e embuste. A condição puritana não suporta a causa obscena da fecundação e da multiplicação, esconde a origem genital de nossa conceção e do nosso nascimento, nega que o feito sublime da vida e do amor proceda do desejo, de um movimento sujo e violento entre pénis e vulvas, de uma paixão irreprimível e irremediavelmente violenta, e, claro, não tolera em absoluto a raiz sexual de nossas alegrias e das nossas dores. Como impedirão que a vagina seja a porta de entrada para a noite e a porta de saída para a luz do dia? Destruirão com martelos todas as ereções de pedra? Serão capazes de recordar que do primeiro homem foi a desobediência? Darão por cancelada a luxúria, a perversão e os vícios que também nos definem e nos libertam? Chegarão a censurar por degenerados até os nossos sonhos, apagarão o feito degenerado do inconsciente?
Com esta letra escarlate submergimo-nos nos pesadelos que nos dão forma, na necessidade da culpa e na incapacidade de fuga, como uma rebelião contra a saúde e a ordem.
Angélica Liddell
Ficha Artística
texto Angélica Liddell
a partir do livro de Nathaniel Hawthorne
encenação, cenografia e figurinos Angélica Liddell
com Angélica Liddell, Antonio L. Pedraza, Antonio Pauletta, Borja López, Daniel Matos, Eduardo Molina, Joele Anastasi, Julian Isenia, Nuno Nolasco, Sindo Puche, Tiago Costa, Tiago Mansilha
desenho de luz Jean Huleu
produção Iaquinandi S.L.
coprodução Centre dramatique national Orléans Val de Centre, La Colline - Théâtre National, Teatros del Canal - Madrid
colaboração TNDM II, BoCA Biennial of Contemporary Arts
direção de produção e difusão Gumersindo Puche
assistente de produção Borja López
Espetáculo estreado a 6 de dezembro de 2018, no Centre Dramatique National Orléans
Espetáculo em espanhol e italiano com legendas em português.
A classificar pela CCE